A origem da Comunidade Cristã no Brasil se deu a partir da fusão de duas igrejas, ocorrida em 1993. Depois das primeiras visitas a Ribeirão Preto e de batizar os primeiros convertidos, o "irmão Ari" enviou como missionário para consolidar a nova igreja o Pr. Edmilson de Morais, sendo fundada assim a Comunidade El Shadai, em 1º de maio de 1986. Não muito tempo depois, um dos jovens do grupo original.
Paralelamente a isto, em março de 1987, estava sendo enviado para Ribeirão Preto um jovem missionário com a tarefa de plantar outra igreja na cidade. Danilo Figueira, com apenas 21 anos, chegava de Belém do Pará e era recebido por apenas uma família, o suficiente para dar início à obra que, poucos meses depois, já contando com algumas dezenas de discípulos, era fundada oficialmente sob o nome de Igreja do Senhor Jesus Cristo, identidade que não trazia a conotação de exclusivismo, mas a idéia de ser uma referência puramente cristã, sem religiosidade e fardos denominacionais.
Estas duas igrejas cresceram paralelamente e sem contato, até que seus pastores começaram a orar juntos pela cidade, todas as semanas. Na época, o presbitério da Igreja do Senhor Jesus Cristo era formado por Danilo Figueira.
A comunhão na oração propiciou conhecimento e admiração mútua, depois confiança e, finalmente, esforços de evangelismo e impacto na cidade juntando os dois rebanhos. Não demorou, para que o Pr. Edimilson de Morais recebesse o chamado para assumir a Igreja do Senhor Jesus Cristo em Belém do Pará (hoje Comunidade Cristã de Belém), berço ministerial do Pr. Danilo Figueira.
Em 2000 teve inicio a um trabalho missionário em Benevides contando uma célula, que deu origem a igreja Comunidade Crista de Benevides. Assim com o desenvolvimento da visão celular houve a necessidade do rebanho ser pastoreado. Em novembro de 2001 começou um trabalho de evangelismo em Benevides com os Pastores Vicente e Célia sendo fruto da Comunidade Cristã de Belém.